Parque das Águas em São Lourenço MG

História

Contar a história do Parque de São Lourenço é contar também um pouco da história de suas águas. Desde o início do século XIX, já existiam registros sobre a existência de água mineral na região. Porém, foi em 1826 que Antonio Francisco Viana encontrou, nas terras de seu pai, uma nascente de água naturalmente gasosa e cristalina.

Ao tomar conhecimento sobre essas terras, em 1890, o Comendador Bernardo Saturnino da Veiga decidiu adquiri-las e criar ali a Cia. de Águas Minerais São Lourenço. Nome, esse, em homenagem a seu pai, o tenente-coronel Lourenço Xavier da Veiga. Depois de dois anos, foi inaugurada a primeira fonte de água captada, do tipo: Gasosa.

Após inúmeras sucessões, a companhia foi assumida, em 1929, por Francisco de Souza Costa, que procedeu com a captação definitiva das fontes Gasosa, Magnesiana, Alcalina, Ferruginosa, Vichy e Sulfurosa, num trabalho que levou 25 anos. Em 1935, sob nova presidência, foi estabelecida a zona de proteção às fontes, a construção do Balneário, a criação do pavilhão da fábrica, o término do lago, além de grandes transformações no sistema de engarrafamento das águas. Um ano depois, a visita ao local, conhecido como Parque das Águas, passou a ser cobrada.

Na década de 1960, um dos grandes marcos foi a construção da portaria principal do parque – a mesma até os dias de hoje. Já na década de 1970, o Grupo Perrier assumiu o controle acionário, aprimorando o engarrafamento das águas e sua comercialização. Além disso, no aspecto turístico o desenvolvimento foi alcançado em sua plenitude, registrando-se um crescente aumento no número de frequentadores e tornando-se necessária a implantação de um novo parque, anexado ao existente.

O Parque II foi implantado em 1986, com um projeto de urbanização de uma área de mais de 60 mil m². Além disso, houve a captação de 2 novas fontes – as de número 7 e 8. A fonte de número 9 apareceu somente em 1992. Nesse mesmo ano a Nestlé comprou a Perrier e passou a assumir a administração do parque.

Devido a uma forte enchente em 2000, o parque e sua fábrica foram completamente destruídos. A empresa começou, então, um programa de reconstrução dessas áreas. Em 2008, o Balneário foi reinaugurado.

Atualmente, a Água Mineral São Lourenço, considerada uma das melhores águas minerais do mundo, é distribuída pela Nestlé Waters – unidade de negócios da Nestlé, criada em 2002, que firmou o seu posicionamento no mercado das águas engarrafadas.

Atrações no Parque das Águas

O Centro Hidroterápico de São Lourenço, conhecido como Balneário, fica às margens do lago principal do Parque das Águas. Em estilo colonial, foi inaugurado em 1935, sendo considerado um dos mais modernos da época e frequentado por personalidades, como Getúlio Vargas, Martha Rocha, Juscelino Kubitscheck, entre outros.

Em 2007, o Centro passou por uma reestruturação completa, sendo entregue em 2008 com seu estilo clássico preservado e alguns toques de modernidade. É constituído por duas alas: uma masculina e outra feminina, que contém banheiras em estilo vitoriano, ofurôs, áreas de repouso, saunas e salas de massagens. O espaço também conta com excelentes profissionais capacitados para a aplicação das técnicas de bem-estar e práticas termais.

Saúde, Beleza e Bem Estar

Os tratamentos realizados no Centro Hidroterápico são ministrados com água sulfurosa, que por sua composição físico-química é popularmente indicada para prevenção de patologias dermatológicas; alergias e doenças do colágeno; diabetes; e problemas respiratórios.

Diversão

Para aqueles que buscam se divertir com a família e ter mais contato com a natureza, o parque tem opções de lazer que vão agradar a todos.


  • Pedalinho e Barco
  • Triciclo
  • Barquinho
  • Playground

Esportes

Os visitantes mais ativos, que sempre praticam exercícios físicos e fazem algum tipo de esporte, vão adorar o Parque das Águas de São Lourenço. Veja aqui as áreas do parque voltadas para quem quer cuidar da saúde e se manter em forma.


  • Quadras Esportivas
  • Academia
  • Pista de Cooper

Bem-estar

Se a intenção é relaxar, repor as energias e melhorar a saúde, o parque tem tudo que o visitante precisa. Além do Centro Hidroterápico, ele conta também com outras atividades que ajudam a aumentar a sensação de bem-estar do visitante.


  • Solarium
  • Litopuntura
  • Academia ao Ar Livre

Igreja

A Gruta Nossa Senhora dos Remédios é um local de oração, no Parque das Águas, onde todo o dia 06 de cada mês acontece a Bênção das Águas. Uma cerimônia religiosa em que o pároco da cidade de São Lourenço dá uma bênção especial, seguida de uma missa na Igreja Ermida Bom Jesus do Monte – a primeira igreja de São Lourenço. Essa instituição foi construída no final do século XIX, em homenagem ao coronel Lourenço Xavier da Veiga, pai do comendador Veiga, um dos moradores pioneiros da cidade.

Jardim Japones

Inaugurado no mês dezembro de 2008, em comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, o Jardim Japonês é uma das atrações do Parque das Águas que chama bastante atenção pela sua beleza natural. O espaço reúne algumas árvores originárias do Japão, como cerejeiras, arcer’s vermelhos, entre outras espécies. Todas ainda em fase de crescimento.

Fontes

O Parque das Águas tem ao todo nove fontes, que jorram diferentes tipos de águas. Isso pressupõe um delicado sistema de composições rochosas e diversos aquíferos, com bolsões de água influenciados por diferentes minerais.

Fonte Oriente
Água Mineral Gasosa Natural
Além de possuir um sabor agradável, sua água é muito utilizada para o tratamento de distúrbios renais, digestivos e certos tipos de intoxicação. A fonte possui uma característica única por originar uma água naturalmente gasosa.

Fonte Andrade Figueira
Água Mineral Magnesiana
As propriedades deste tipo de água são ótimas para o tratamento de distúrbios hepáticos, vesícula biliar e certas alterações do intestino grosso. Porém, há uma contraindicação para os casos de úlcera péptica.

Fonte Vichy
Água Mineral Alcalina
Sua propriedade é muito benéfica para tratar problemas gástricos, renais e de vesícula biliar. Igual a esta, só existe outra fonte no mundo, localizada na cidade de Vichy, na França.

Fonte Ferruginosa
Água Mineral Ferruginosa
Rica em ferro, este tipo de água mineral serve para tratamentos de anorexia, anemia e astenia. Mas é muito importante ter cautela em seu uso, pois suas propriedades também podem provocar cólicas.

Fonte Alcalina
Água Mineral Alcalina
Seu uso colabora para a melhoria em tratamentos de úlceras gastroduodenais, além de dar grande alívio na hipercloridria. Tem também grande indicação para uricenía, auxiliando na eliminação do ácido úrico e cálculos renais.

Fonte Jaime Sotto Mayor
Água Mineral Sulfurosa
As propriedades desta água trazem diversos benefícios para o organismo. Internamente, contribui no tratamento de diabetes e distúrbios do intestino grosso, como colites crônicas e pós-infecciosas. Já externamente, ajuda a melhorar processos alérgicos da pele e doenças do colágeno. Além disso, os gases liberados desta fonte são usados no tratamento de sinusite e problemas respiratórios.

Fonte José Carlos de Andrade
Água Mineral Carbogasosa
Por conter lítio em sua composição, esta água mineral carbogasosa é muito eficaz para tratamentos de depressão e estresse, além de processos alérgicos e de colites.

Fonte Sufurosa II
Água Mineral Sulfurosa
A ingestão deste tipo de água contribui para o tratamento de diabetes, distúrbios do intestino, processos alérgicos da pele, além de sinusite e outros problemas respiratórios.

Fonte Primavera
Água Mineral Ferruginosa
Por possuir ferro, seus benefícios se assemelham aos da fonte ferruginosa, mas seu sabor é mais intenso. Suas propriedades são ideais para o tratamento de anemia e anorexia, além de ajudar a diminuir o cansaço e a fadiga.

Como chegar?

Confira aqui uma breve explicação de como chegar a São Lourenço, saindo das principais capitais da região Sudeste.

Belo Horizonte – o acesso mais rápido é pela BR 381 (Fernão Dias) até o trevo para a cidade de Campanha (MG). A partir daí, seguir pela BR 267 e pegar as indicações para São Lourenço, passando por Caxambu.

São Paulo – pegar a Rodovia Dutra (BR 116) até o trevo para a cidade de Cruzeiro (SP). A partir daí, seguir até Passa Quatro (MG). A viagem continua pelas cidades mineiras de Itanhandu e Pouso Alto. Cerca de 8 km depois de Pouso Alto há um trevo para São Lourenço. Para chegar à cidade são mais 14 km.

Rio de Janeiro – pegar a BR 116 (Via Dutra) até Engenheiro Passos (RJ). Entrar na BR354, passando pelas cidades mineiras de Itamonte e Pouso Alto. Depois, é só seguir as indicações para São Lourenço.

Resumo

O Parque das Águas localiza-se na cidade de São Lourenço, estado de Minas Gerais, na região do Circuito das Águas, sendo a principal atração turística da cidade. Possui 430 mil metros quadrados de área, com nove fontes de águas minerais, cada uma com suas propriedades terapêuticas e medicinais em particular, conforme apresentadas acima.

Oferece aos turistas diversas opções de lazer e relaxamento. Encontra-se dividido em duas partes, a primeira com todas as fontes de águas minerais, um balneário, jardins, gramados, alamedas, estradas entre florestas, a Ilha dos Amores e um lago com 90 mil metros quadrados, com pedalinhos e barcos para turistas. O Parque II, como é chamado, possui quadra de vôlei, futebolei, futebol, pista de cooper e bicicleta, peteca e 4 duchas de água mineral sulfurosa para banhistas.

Técnicas termais aplicadas no centro


  • Estética Corporal e Facial
  • Banhos Terapêutico
  • Terapia Relaxante

Informações:

Administração
Tel: (35) 3332-3066

Praça João Lage, s/n – São Lourenço, Minas Gerais

Fonte:

Nestle
IdasBrasil
São Lourenço on-Line
Prefeitura Municipal de São Lourenço

Compartilhe:

Comentário

Registre sua mensagem