São Lourenço MG Pontos Turísticos – Eubiose Sede em São Lourenço MG – Iniciação JHS

O QUE É A SOCIEDADE BRASILEIRA DE EUBIOSE E A QUE SE PROPÕE?

É uma entidade civil, sem fins lucrativos, originalmente brasileira, que veio para anunciar a nova etapa evolutiva que se inicia com o século XXI, “portadora de melhores dias para o mundo” e caracterizada por um estado de consciência mais elevado para a Humanidade.

O QUE SIGNIFICA A PALAVRA EUBIOSE ?

Vem do grego eu (bem, bom, belo) e biós (vida). Assim, Eubiose é ciência do bem viver com o belo, no sentido da integração consigo mesmo, no mundo social e no Cosmo. É responder às perguntas da Esfinge (Quem sou ? De onde venho ? Para onde vou ?) e sentir-se participante da grande aventura da Vida Universal.

COMO SURGIU A EUBIOSE ?

Foi fundada em 1924, mas sua origem perde-se no tempo. No ciclo atual, surgiu com o nome de Dhâranâ Sociedade Mental Espiritualista, pois o Fundador tivera sua Iniciação,1899, numa confraria budista do Norte da Índia; 1928 passou a chamar-se Sociedade Teosófica Brasileira e finalmente, Sociedade Brasileira de Eubiose, a partir de 1969.

QUE FOI O FUNDADOR ?

Foi o Professor Henrique José de Souza, nascido em Salvador, Bahia, em 1883 e falecido em São Paulo, Capital, em 1963. Foi um sábio educador de homens, um gigante espiritual que só os séculos vindouros saberão avaliar.

EUBIOSE É UMA RELIGIÃO ?

A palavra religião vem do latim religare, religar, tornar a unir coisas que se desuniram. A religião que divide a Humanidade em facções hostis umas às outras não é eubiótica. A verdadeira religião é a que procura entender e unir os Homens, sem distinção de raça ou convicção. É o caso da Eubiose, que a todas estuda e considera, podendo por isso ser chamada Religião-Síntese.

MAS EXISTEM TEMPLOS ?

Existêm três templos: em São Lourenço, Minas Gerais; na Ilha de Itaparica, Bahia e em Nova Xavantina, Mato Grosso.

O da Ilha de Itaparica é uma pirâmide assentada sobre uma base cúbica. Eleva-se a 22 metros de altura, dominando, do pico de uma elevação, a baia de Todos os Santos. Na forma de um obelisco, marca o ponto da concepção do movimento eubiótico, em 1899.

O de São Lourenço e o de Nova Xavantina têm a forma arquitetônica dos templos da Grécia clássica, um momento luminoso da História na qual Arte, Ciência, Filosofia e Religião comungavam à sombra desses monumentos. Um deles, o de Delfos, dedicado a Apolo, tinha estes dizeres no pórtico: “Homem, conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses”. Concorde com esse pensamento, a Eubiose pode ser também considerada Religião-Sabedoria.

Os templos foram construídos em honra à paz universal, à sintese harmoniosa das religiões e ao futuro Avatara, que sempre aparece no início de cada nova era evolutiva, como a que está para começar.

QUE IDÉIA A EUBIOSE FAZ DE DEUS ?

A Eubiose concebe Deus como a “Suprema Lei que a tudo e a todos rege”. Assim, satisfaz ao intuitivo, ao artista, ao místico, que “sentem”Deus como Harmonia; e também aos intelectuais, que têm de admitir, por sólida evidência, que há ordem no Universo, que essa Ordem se realiza através das leis naturais, que estas são efeitos de leis ou causas mais abrangentes, e assim sucessivamente até chegar à Lei Última, que acaba sendo aquela mesma Entidade que os místicos chamam Deus.

COMO É A ESCOLA EUBIÓTICA ?

Segundo a didática do Professor, a Eubiose deve ser simultaneamente Escola, Templo e Teatro. É uma forma alegórica de dizer que ela se dedica ao aperfeiçoamento global do indivíduo, através das três vertentes fundamentais da personalidade: razão, emoção, vontade. Esses três setores são desenvolvidos de forma conjugada, para que aconteça uma verdadeira transformação interna: há Templo e Teatro na Escola, Escola e Teatro no Templo, etc. Como método pedagógico realmente integral, que considera o indivíduo em todos os aspectos da sua constituição, é uma verdadeira Escola Iniciática, na acepção do termo, porque fornece as chaves para que o aluno se transforme por si mesmo: “O mestre aponta o caminho; o discípulo segue sozinho até encontrar novamente o mestre, mas dessa vez dentro de si mesmo”.

COMO SE DESENVOLVE O CURSO DE EUBIOSE ?

O Curso tem quatro graus. Cada grau tem seis meses letivos, com uma ou duas horas de aulas semanais. Primeiro, o aluno aprende conceitos novos e aprofunda os já conhecidos. Depois, estuda as ciências, filosofias e religiões, comparativamente, sob a luz das revelações do Professor. Por fim, terá uma visão mais ampla e precisa de mundo, podendo nele se encontrar, conscientemente, como ativo colaborador da Divindade.

No Curso são ensinadas certas práticas tradicionais e outras, criadas pelo Professor, que auxiliam no desenvolvimento das potencialidades bio-psico-mentais, propiciando também o equilíbrio fisiológico e emocional.

O QUE ACONTECE APÓS O CURSO ?

O aluno começa como sócio postulante. Concluído o quarto grau com aproveitamento é convidado a ingressar na Série Interna, tornando-se sócio efetivo. Entre outras prerrogativas, o sócio efetivo pode ler os originais do Professor, que compõem uma biblioteca de mais de quatro mil páginas, contendo revelações impressionantes sobre o passado, o presente e o futuro da Humanidade e do Globo. Na Série Interna há outros níveis e atividades para os quais os sócios efetivos podem ser convidados, conforme as suas qualidades.

EM QUE PRINCÍPIOS A EUBIOSE SE BASEIA ?

Antes, a advertência de que não existem dogmas no colégio eubiótico; nem se nega a priori, sem detida cogitação, o que à primeira vista espanta. Os princípios doutrinários devem ser encarados, portanto, como pontos de apoio onde a Razão se firma para chegar o mais perto possível da Verdade. Superada uma etapa, passa-se à seguinte, sem renegar a anterior, como os degraus de uma escada, que forma um todo composto por níveis sucessivos.

Eis alguns dos pressupostos filosóficos da Escola:

A CONSTITUIÇÃO TERNÁRIA DO HOMEM – O Homem é formado por três veículos: corpo, alma e espírito.

O corpo físico e sua contraparte energética são formados com matéria da terra. Exaurida a parte energética, as moléculas se desagregam e voltam à terra. é a morte física.

A alma é uma forma mais sutil da matéria. Ela faz a intermediação entre o corpo físico e o espírito. É a personalidade. Desenvolve-se pelas forças da genética, dos próprios impulsos, da necessidade, do ambiente, enfim, através do “jogo da Vida”. Ela também “morre”, em tempo variável, após a morte física, mas deixa suas experiências impressas no espírito.

O espírito é a “Essência Divina do Homem”, a Individualidade, a Consciência. É o “modelo” em que a alma se pauta para alcançar a perfeição. Nele ficam gravadas, em resumo, as experiências das vidas. É o eterno princípio reencarnante.

A LEI DA EVOLUÇÃO – Tudo evolui, em todos os planos. O Homem não faz exceção. O espírito necessita do aprimoramento do corpo e da alma para se realizar cada vez em maior pureza. E assim, ele próprio evolui, adquire experiências. Quem imaginaria um troglodita interessado nas chaves filosóficas do Universo, em compor uma sinfonia, em discutir o melhor sistema para o aprimoramento da civilização ?

A DOUTRINA DA REENCARNAÇÃO Os grandes sistemas religiosos e filosóficos sempre a admitiram. O Cristianismo adotou-a originalmente, durante séculos. Ela é indissociável da lei da Evolução. O espírito se realiza em muitas vidas, revestindo-se sempre de uma personalidade e um corpo diferente, como um ator que representa inúmeros papéis em sua carreira.

A LEI DO KARMA – É lei de Retribuição ou de Ação-e-Reação. Como lei, presta-se para estabelecer justiça e propiciar a evolução. O carma castigo é uma visão distorcida. Por exemplo, se o indivíduo produz sofrimento alheio, consciente ou inconsciente, noutra encarnação poderá vir na posição inversa, quantas vezes for preciso, não por punição mas para assimilar a “lição”. Como na vida em geral, quem não aprende pela consciência terá de aprender pela insistência. A doutrina do Carma explica porque alguns nascem com grandes aptidões e são afortunados, enquanto outros só têm limitações e revezes na vida. Pode-se conceber um Deus Justo, como se espera da Suprema Lei, sem a Lei do Carma? Seria como um pai perverso que criasse filhos imperfeitos para entreter a sua eternidade em castigá-los.

A DOUTRINA DA SUCESSÃO DOS AVATARAS – Não seria justo que o Esperado viesse apenas num certo momento da história e para um único povo, em detrimento dos outros. Todos eles – Moisés, Buda, Cristo, etc. – são aspectos da mesma Essência. Um não é melhor do que o outro, mas têm características correspondentes aos povos e épocas onde se manifestaram. O próximo será a síntese dos anterires, mais o seu próprio potencial. Nenhum veio para criar uma religião. Eles surgem no início de cada ciclo evolutivo para fundar um novo estado de consciência para a Humanidade. Jesus chamou de “casa de meu Pai” à sinagoga, pois era fiel à religião judaica. Ocorre que as pessoas esperam um Messias falando a mesma linguagem do anterior e até vestindo as suas roupas. Mas assim não haveria evolução. Daí resulta seu antigo nome e O aguardam; e também o sacrifício, sempre renovado em cada surgimento. Isso a Eubiose pretende evitar para o próximo, preparando as pessoas para o Seu Advento.

Esses conceitos, e muitos mais, se desdobrarão no “curso”, abrindo um vasto e cativante campo de entendimento sobre a natureza do homem e sua posição no Universo.

O QUE A EUBIOSE SABE ACERCA DE MUNDOS SUBTERRÂNEOS E DISCOS VOADORES?

O Professor Henrique José de Souza tem o crédito dessas revelações, como atestam várias publicações. Mas apenas saciar a curiosidade não contribui para os objetivos de transformação interna a que a Eubiose se propõe. Porém, esses e outros assuntos, tão ou mais surpreendentes, serão abordados, com a devida profundidade, em contexto apropriado, no decorrer do “curso”, posto que ajudam o aluno a ampliar a sua concepção do Universo. Depois, na Série Interna, tomará conhecimento direto do que foi deixado pelo Professor.

ONDE EXISTEM SEDES DA SOCIEDADE E COMO FREQUENTÁ-LAS?

A SBE tem sedes regionais nas maiores cidades do país, em várias outras localidades brasileiras e também no exterior: América do Sul e do Norte e na Europa.

Para os que não têm condição de frequentar uma unidade da SBE, há o Curso de Eubiose por Correspondência. Os que fazem o Curso por Correspondência podem chegar até ao quarto nível da Escola. A seguir, para ingressar na Série Interna, deverão procurar uma das unidades da SBE.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE EUBIOSE

Eubiose183

Conselho de Estudos e Publicações – CEP
Caixa Postal 8, CEP 37470-000, São Lourenço, MG

Tel.: 021 35 332-3883
Fax.: 021 35 332-3551

E-mail: sbe-cep@uol.com.br
Site: www.eubiose.org.br


Ótima notícia

São Lourenço MG oferece Descontos para Turistas

Comentário

Registre sua mensagem