Evento, que busca fomentar a gastronomia no sul de minas, contará com visitas guiadas, oficinas e shows abertos ao público

Durante o mês de setembro, o Sul de Minas receberá a sexta edição do DEGUSTA – Festival Gastronômico de São Lourenço, que terá como tema “Nossos Queijos – Terroir Mantiqueira”. Realizado pelo São Lourenço Convention & Visitors Bureaus, o evento tem como objetivo fomentar o resgate das cozinhas regionais mineira e a valorização da produção artesanal com excelência gastronômica, como queijos tradicionais, cafés especiais, doces e azeites da Mantiqueira.

Entre as atividades abertas ao público estão os Roteiros Gastronômicos, experiências de hospitalidade vivenciada em diferentes espaços, tendo a comida como o primeiro acolhimento para o visitante. As visitas guiadas percorrerão fazendas produtoras de café da região; as receitas, histórias e memórias de famílias mineiras com o roteiro “Lenha no Fogão”, idealizado pela pesquisadora Juliana Venturelli; a rota do queijo e azeite nas terras altas da mantiqueira; e à Fazenda Biodinâmica. A ideia é promover a interação com os múltiplos modos d
e produzir, comer e viver do Sul mineiro. Os municípios que fazem parte destes roteiros são: Carmo de Minas, Cruzília, Baependi, Aiuruoca, Alagoa, Itamonte e Maria da Fé.

degusta_saolourecomg_2017_3

O público poderá participar ainda da Vila Gastronômica, que acontece de 28 a 30 de setembro, no Calçadão Silvério Sanches, em São Lourenço, e irá reunir produtores locais e restaurantes que apresentarão a gastronomia da região. No espaço destinado Cozinha Show haverá workshops, palestras e aulas práticas das receitas do festival, ministradas por chefs regionais, além da ação “Traga a sua receita”, onde qualquer pessoa poderá se inscrever previamente e apresentar sua receita no local.

degusta_saolourecomg_2017_2

Para os amantes da sétima arte, haverá a exibição dos filmes “Comer o quê?”, de Leonardo Brant; e “Lenha no Fogão”, que apresenta a pesquisa de mestrado de Juliana Venturelli. O desdobramento de seu resgate culinário foi um roteiro turístico-afetivo. Aqueles que querem aprender um pouco mais sobre a gestão em gastronomia poderão se inscrever no curso “Marketing Gastronômico Essencial, ministrado pela Escola Mineira de Marketing, ou se aventurar nos workshops de harmonização de queijos com cervejas artesanais, cachaça, azeite, café e
vinhos.

Os visitantes poderão conferir também espetáculos musicais e cênicos como as apresentações do musical “Ópera de Sabão”, da Orquestra de Violeiros de São Lourenço, Coral por Amor, Anderson Bacha e Abrhaan Noronha, com a participação de Osmar da Gaita, Mantiqueira Duo, Luca Esteves, Samuel Rodriguez e Serginho e da cantora e compositora mineira Ceumar.

Segundo Alexandre Melo, coordenador geral do evento, o Passaporte Degusta estará novamente presente e será um impresso em forma de livreto onde os consumidores receberão um carimbo com pontos acumulados a cada prato do festival saboreado. “O objetivo é fazer com que os participantes conheçam ao máximo a culinária mineira. Por isso, ao atingir a meta de consumo estabelecida pelo festival, eles serão premiados com uma cesta com produtos típicos de nossa região”, completa.

O DEGUSTA – Festival Gastronômico de São Lourenço conta com patrocínio da CODEMIG – Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Governo de Minas e Laticínios Miramar, além da parceria com Sindcomercio, SESC, SENAC, IF Sul de Minas – Instituto Técnico Federal de Minas Gerais, e apoio da Escola Marketing Mineiro (E-MKT), Prefeitura Municipal de São Lourenço e Secretaria de Turismo e Cultura de São Lourenço.

Serviço:

VI DEGUSTA – Festival Gastronômico de São Lourenço

25/08/17 – Festa de Lançamento – Restaurante do Chico

09/09/17 – Cine Degusta

Orquestra de Violeiros de São Lourenço

Oficina Degustação comentada de queijos – sabores da França e da Mantiqueira – Sítio Lagoa Seca

09 e 10/09/17 – Workshop “Food Books: escrita e literatura gastronômica” – Parque das Águas

16 e 17/09/17 – Workshop Bebendo Azeitonas – Uma aula de azeite sem falar grego – Parque das aguas

27/09/17- Seminário “ Queijos Artesanais – Patrimônio de Minas – Sitio Lagoa Seca

27 e 28/09/17 – I Encontro Nacional de Turismo Gastronomia e Criatividade

28, 28 e 30/09/17 – Vila Gastronômica – Calçadão Silvério Sanches

Comentário

Registre sua mensagem